terça-feira, 13 de janeiro de 2015

México já produz mais do que o Brasil e diferença deve aumentar nos próximos anos


vw-jetta-mexico
O México já produz mais do que o Brasil e hoje é o sétimo no ranking mundial. O parceiro comercial registrou alta de 9,8% em 2014 e fabricou 3,21 milhões de veículos, sendo a grande maioria para exportação. Com a queda de 15,3% na produção nacional, o país ficou amis distante do rival latino, que tem nos EUA seu principal cliente.
Além de produzir mais, o México exportou mais, enviando 2,64 milhões para o exterior, embora seu mercado interno tenha sido de 1,13 milhão de veículos. Ainda assim, as vendas internas tiveram alta de 6,8%.
Com a Argentina praticamente fechada para importações, o Brasil busca na Colômbia e em países da África uma saída para exportar, mas com a estagnação das vendas até a metade de 2015 e uma previsão de melhora modesta no segundo período, provavelmente o país ficará atrás do México.
Este, por sinal, recebe bilhões de dólares em investimentos para construção de plantas de produção, todas destinadas a focar no mercado externo, sendo os EUA o destino prioritário e depois outros 40 países com quem o México tem acordos comerciais.
Com a alta de iene e do won, produzir carros japoneses e coreanos no país latino parece mais viável do que arcar com custos cambiais. A tendência é que a diferença a favor dos mexicanos fique cada vez maior nos próximos anos, mesmo com previsões otimistas para o Brasil.
[Fonte: Automotive Business]

0 comentários:

Postar um comentário